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Tendências e Background

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Tendências e Background

Mensagem por Dungeon Master em Dom 9 Ago 2015 - 9:19

Backgrounds e Tendências.

A tendência do personagem é um referencial para descrever sua posição no que diz respeito a moralidade, ou seja onde ele está no eixo Bem Vs Mal e Ordem Vs Caos.
No D&D existem o total de 9 tendências, 3 delas bondosas, 3 neutras e 3 malignas. Como disse as tendências malignas estão vetadas para esta campanha sendo permitidos apenas personagens bondosos ou neutros.
A definição exata de uma tendência é difícil de explicar pois as próprias definições de bem e mal são variáveis, mas para simplificar descreverei da seguinte maneira.
As nove tendências são: Leal e Bom, Neutro e Bom, Caótico e Bom, Leal e Neutro, Neutro, Caótico e Neutro, Leal e Mal, Neutro e Mal e Caótico e Mal.

Ordem Vs Caos.

Leal: Ser leal não significa SEMPRE seguir as leis pré estabelecidas. Geralmente criaturas leais são ligadas a um código de conduta pré estabelecido o qual seguem religiosamente o que pode ou não bater com as leis impostas por determinada sociedade.

Caótico: Ser caótico não é sinônimo de ser insano ou aleatório. Quando se diz que uma criatura é caótica quer dizer que o personagem não é apegado a códigos de conduta formais como o personagem Leal. Ele simplesmente segue sua consciência. Isso não quer dizer que ele não tem um senso de honra, pode até ter, mas não será tão moralmente apegado a ela como um personagem leal.

Neutro: A neutralidade é o que está na linha entre o caos e a ordem. Ser neutro significa que o personagem não tem nenhum particular interesse em seguir a definição de um personagem leal ou caótico. Ele simplesmente faz o que considera ser uma boa ideia.

Bem vs Mal.

Tendência Bondosa: Por “bondade”, o sistema de tendências do D&D entende como altruísmo. Um personagem bondoso se importa em ajudar e beneficiar os outros na medida do possível. Provavelmente não irá prejudicar pessoas que considera inocentes e achará atos malignos como assassinato por capricho, tortura, etc coisas reprováveis.
É claro que ser bondoso não é nem de longe sinônimo de ser ingenuo ou estúpido. De fato um personagem pode ser anti social ou até desagradável e malicioso e ainda assim ter uma tendencia bondosa.

Tendência Maligna: A tendência maligna é descrita como essencialmente egoísta na maioria dos casos. O personagem maligno faz o que ele precisa fazer ou o que quer fazer para se beneficiar ou concretizar suas ambições sem se preocupar em prejudicar ou ferir os outros para isto.
A extensão de seus métodos pode variar, sem falar na personalidade, um personagem maligno não precisa ser necessariamente desagradável e abertamente cruel, existem criaturas malignas que podem ser socialmente agradáveis ou até mesmo muito persuasivas de modo que poucas pessoas suspeitem de suas intenções verdadeiras.

Tendência Neutra: O personagem neutro está no limite do bem e do mal. Seja por uma inclinação filosófica com o equilíbrio ou simples indiferença. Ele não se preocupa em arriscar sua vida ou trabalhar em beneficio dos outros como o personagem bondoso mas também não busca ativamente prejudicar os outros em beneficio próprio como o personagem maligno. Ele simplesmente segue o que acha que é uma boa ideia.

Tendências Vs Personalidade.

Como dito antes, a tendência é apenas um referencial para a posição moral do personagem. Isto difere da personalidade do personagem que está inteiramente a cargo do jogador.
Por exemplo um paladino de tendência leal e bondosa pode ser tanto um verdadeiro cavalheiro da lei e da ordem quanto um guerreiro cansado e antissocial mas que ainda assim segue os preceitos de um paladino.
Do mesmo modo, personagens com a exata mesma tendência podem agir de maneiras diferentes. Por exemplo um paladino leal e bom pode acreditar em proteger os inocentes e agir dentro da lei estabelecida pela sociedade enquanto que talvez um ladino leal e bom possa ter um código de conduta próprio e agir fora das leis da sociedade. São dois personagens com a mesma tendência mas com aproximações diferentes, um tem um código de conduta que está dentro das leis sociais, o outro tem um código de conduta que segue com o mesmo fervor que o paladino mas este não está em acordo com as leis vigentes.

Redenção Vs Corrupção.

É claro que, como na vida real, os personagens podem ter suas visões morais abaladas por eventos externos. Um vilão pode ser redimido, um herói pode ser corrompido, isto é determinado no geral pelos atos do personagem.
Se um personagem começar a se distanciar demais de sua tendência, ela poderá ser mudada pelo mestre, o que vai influenciar o personagem gravemente especialmente em classes que dependam de tendências como clérigos e paladinos.
Note-se que a corrupção/redenção é algo gradual e tem uma justificativa plausível, lembre-se que ninguém muda da água para o vinho da noite para o dia e sem motivos, o personagem que simplesmente começar a agir fora de sua tendência por que o jogador quer está sendo simplesmente vítima de interpretação ruim não de corrupção moral.

Backgrounds.

Os backgrounds descritos no livro do jogador são conceitos genéricos e adaptáveis que dizem respeito a origem do personagem. Os detalhes são feitos de acordo com o que o jogador quer que o personagem tenha, mas a ideia geral como “Soldado”, “Viajante selvagem” ou “Nobre” estão lá no livro.
Dependendo do background, o personagem pode receber equipamentos extras para iniciar a aventura e habilidades que podem ser uteis.
Por exemplo um personagem com o background “Nobre” é geralmente tratado de maneira diferente por pessoas mais humildes e visto como um igual por outros nobres podendo inclusive solicitar audiências com nobres dependendo de sua influência enquanto que um personagem com o background “Criminoso” pode acessar seus contatos do submundo para provê-lo com informações que podem ser uteis para o grupo.
Além disto o background confere ao personagem 2 perícias extras que podem ser tanto as que estão no livro quanto qualquer outra que o jogador deverá justificar para o mestre o por que do personagem saber a perícia escolhida.




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